quarta-feira, 25 de maio de 2011

Divórcios



  Não há nada que resista  à crise, nem mesmo os divórcios! Numa época em que a instabilidade, a incerteza e a insegurança se apodera dos casais a solução mais fácil é o divórcio.
  Tal como podemos observar no gráfico, desde 1960 até 1974 a média de divórcios anual era inferior a 1000, sendo que após a revolução do 25 de Abril e já no ano seguinte (1975) aumentou para o dobro e desde então não parou de aumentar.
  Na ultima década os divórcios rondam valores anuais entre os 15 mil e os 25 mil, estes valores são o espelho da sociedade em que estamos! 

terça-feira, 24 de maio de 2011

O facebook na Educação

  O Facebook é uma rede social! É um site onde cada pessoa pode ter um perfil e através dele dar-se a conhecer, através de fotos, de notas, de comentários, etc.
   Os membros desta rede social, como aliás de todas as outras, interagem entre si, visitando os perfis, fazendo amigos, estabelecendo contactos, deixando comentários, enviando mensagens entre si, numa palavra, comunicam.
   Esta rede foi fundada em 2004 por Mark Zuckerberg. Inicialmente tinha como alvo apenas os estudantes da universidade Harvard, mas progressivamente foi permitindo a inscrição de estudantes de outras escolas até que em 2006, estava disponível para todos!

  Recentemente o facebook começou também a ser usado como uma ferramenta pedagógica! Muitos sãos os professores que começam a aderir ao facebook e a usa-lo como ferramenta para comunicar com os alunos! Ao lado das tradicionais relações hierárquicas, limitadas à sala de aula, estes espaços tornam possíveis contactos pessoais, fora das paredes da escola, o que pode trazer muitas vantagens mas também muitas desvantagens!
  Do ponto de vista da escola como instituição, rara é a escola que não possui um web site, e que não tem o moodle para os professores colocarem trabalhos e esclarecerem duvidas, mas será que isto resulta? Não, sinceramente como aluna acho que raramente ia a estes sites! O facebook neste momento segundo as estatísticas é o site mais visitado em todo o mundo! Se assim o é porque não aproveitar para incentivar à Educação??? Neste momento não há empresa que se preze que não tenha página no Facebook. Por que razão hão de as escolas ficar de fora?
   As vantagens são muitas começando logo pela fácil comunicação entre alunos e professores, a qualquer altura! Os professores podem postar nas suas páginas os trabalhos de casa, fichas para ajudar nos testes, podem ter um tópico de esclarecimento de dúvidas, têm um número sem fim de beneficios.
  Contudo as desvantagens também são bastantes, poderá haver uma invasão de privacidade maior, poderá também começar a desvalorizar o real sentido da Educação, visto que esta passa a ser transmitida numa rede social! Poderá também criar uma diferenciação entre professores porque logicamente os mais antigos acham esta ideia disparatada e nunca a usarão!
  Quanto à minha opinião pessoal, parece-me uma ideia bastante interessante! Como jovem que sou visito regularmente o facebook, e como aluna gostaria de poder ter acesso a toda a informação escolar também através do facebook! Era uma iniciativa que certamente ira incentivar muitos alunos, pois poderiam ter o melhor dos dois mundos, a diversão constante do facebook e a qualquer altura poderiam "estudar"! Contudo alguns alunos com certeza não iriam gostar, isto pode ser um pau de dois bicos, pois certamente alguns alunos iriam começar a sentir a sua privacidade invadida, e o seu espaço de convívio e lazer iria ser invadido pela tão "maldita" escola!
  Em suma, na minha opinião o Facebook pode sim transformar-se numa óptima ferramenta pedagógica, sendo bem gerido e bem controlado!